PROGRAMAS ESPORTIVOS ORGANIZADOS COMO ZONA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Descubra neste artigo se você, assim como um grande número de familiares responsáveis por jovens esportistas, também não está valorizando demais o que é menos importante para o futuro deles, e deixando de aproveitar o que de melhor essa poderosa ferramenta, que é o esporte, pode fazer por sua criança.

Após essa importante leitura você irá aprender quais são os 5 PILARES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ATRAVÉS DO ESPORTE, e irá se surpreender ao descobrir que a contribuição é muito, muito maior do que você imaginava.

Olhar o Universo Esportivo por uma nova perspectiva poderá trazer à sua criança, e à toda família, uma experiência mais enriquecedora, mais produtiva e muito mais encantadora para todos.

Vamos lá??

AS 2 GRANDES PERGUNTAS

Nas minhas palestras para pais, familiares e profissionais ligados à educação e formação de jovens esportistas, começo sempre com as mesmas duas perguntas:

PERGUNTA 1:

“Quem aqui acredita que o esporte, e a participação da sua criança em um programa esportivo organizado, pode trazer algum benefício para a vida dela e para seu futuro?”

Sem exceção, 100% dos presentes sempre levantam a mão, o que parece ser um começo de  conversa promissor…

Porém, quando apresento as estatísticas internacionais e sigo para a segunda pergunta, as coisas (e as feições) mudam de figura:

“Dados internacionais (The Washington’s Post; National Alliance for Youth Sports) sobre participação esportiva entre crianças e adolescentes demonstram que 7 em cada 10 crianças e adolescentes abandonam a prática esportiva antes dos 13 anos de idade. No Brasil esse número não é diferente, e desconfio que pode ser ainda maior. 

Isso significa que no período mais importante de contribuição do esporte na formação do indivíduo, 70 % das crianças estão simplesmente deixando de usar essa importante ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento.”

7 em cada 10 crianças desistem da prática esportiva antes dos 13 anos de idade

PERGUNTA 2:

“Se todos nós concordamos, de maneira unânime, que o esporte pode trazer benefícios para nossas crianças, porque estamos perdendo, em 70% dos casos, e de forma tão preocupante, essa oportunidade? Por que elas estão abandonando os programas esportivos tão precocemente? 

Onde estamos errando?”

Nesse caso a cena que se segue é um silêncio preocupante, um certo incômodo e simultâneas caras de surpresa por não saberem a resposta…

Mas responder essa pergunta não é mesmo uma tarefa simples. Para compreendermos essa alarmante estatística é preciso olhar para toda a fotografia esportiva da nossa cultura, especialmente aquela envolvendo crianças e adolescentes. 

De modo a formar opiniões mais consistentes, é preciso compreender e refletir sobre 3 PONTOS FUNDAMENTAIS:

  • PRIMEIRO: É preciso ter clareza sobre o que o esporte pode realmente fazer pelos seus filhos;
  • SEGUNDO:  Além de compreender o papel do esporte no desenvolvimento do indivíduo, é preciso ter clareza de quais valores e habilidades você acredita serem importantes para a formação da SUA criança. 

Essa parece ser uma tarefa simples, mas é justamente aqui que as coisas começam a complicar. 

Simplesmente 8 em cada 10 pessoas que pergunto não tem clareza do tipo de pessoa que esperam que seus filhos se tornem no futuro, de modo que não direcionam esforços específicos, nem possuem um plano traçado para que a criança, no futuro, seja como acreditam que deva ser para ter o sucesso que imaginam e uma vida de grandes realizações. 

Desejamos fortemente que sejam felizes, mas estamos muitas vezes apenas torcendo para que isso aconteça. Mais que torcer, precisamos de diretrizes claras… e de UM PLANO!!

Mais do que torcer, precisamos de um plano claro para ajudar nossas crianças
  • TERCEIRO: além de ter clareza do que você deseja para sua criança e o que o esporte pode fazer pelo seu desenvolvimento, é fundamental também compreender o que leva a criança à prática, quais os fatores que a motivam a participar de um programa esportivo organizado e também quais os fatores que levam à desistência da participação dos programas esportivos.

Alinhando todos esses conhecimentos você estará pronto para desempenhar seu verdadeiro papel: preparar sua criança para buscar seus próprios sonhos, através da educação que recebe e do desenvolvimento pleno das suas potencialidades.

Por hoje vamos refletir sobre o primeiro e o segundo ponto. No próximo artigo vamos discutir exclusivamente o terceiro.

OS 5 PILARES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO ATRAVÉS DO ESPORTE

Os 5 Pilares – As Dimensões de Contribuição

Os 5 Pilares representam todas as dimensões onde o Esporte pode contribuir na formação do seu jovem esportista.

Isso significa que mesmo após a criança deixar a prática esportiva organizada, grande parte do aprendizado adquirido irá acompanhá-la e poderá contribuir de forma decisiva ao logo de toda a sua vida. 

Faz sentido então depositarmos nossos esforços e nossa atenção nas lições que permanecerão por toda vida, correto?

Pois é… mas é justamente o oposto que acontece. Nos preocupamos e valorizamos justamente o Pilar menos importante a longo prazo, criando uma cultura  de “LOGO PRAZO”, que valoriza os resultados imediatos ao invés do processo ao longo do tempo e da transformação da pessoa.

(Escrevi um longo artigo sobre isso, chamado sobre “A Tirania do Agora”, onde falo sobre nossa cultura esportiva  e sugiro uma reflexão sobre adotar o Sistema Pessoa-Processo-Resultado. Você pode ler na íntegra clicando no link no final deste artigo, ou clicando aqui)

CONHEÇA OS 5 PILARES:

  1. PILAR FÍSICO: Saúde, Condicionamento Físico e Qualidade de Vida

  • Neste Pilar estão incluídas as Habilidades Motoras Gerais (como andar, correr, saltar, saltitar, rolar, etc) e o Tripé da Fisiologia para Saúde (Sono, Alimentação e Exercício). Qualquer jovem atleta, estando envolvido na prática esportiva, sentirá os benefícios nessas áreas. 

Sono: É importante aprender sobre quantidade de horas adequadas, qualidade do sono, sonecas e a importância da reposição de energia para o desempenho da criança esportista;

Alimentação: Aprenda sobre os nutrientes, as necessidades do jovem esportista e as dietas mais adequadas a jovens atletas para o melhor desempenho e crescimento; 

Exercício: Compreenda o funcionamento dos sistemas neuro-motores, músculo-esqueléticos e cardio-respiratório durante a fase de maturação e formação de jovens esportistas, que podem direcionar para uma vida adulta saudável e de alto desempenho. 

O Tripé da Saúde: Sono, Alimentação e Exercício
  1. PILAR TÉCNICO: Fundamentos Específicos da Modalidade praticada. 

  • Neste Pilar estão incluídas as Habilidades Técnicas, que são as habilidades motoras específicas (Fundamentos) necessárias para desempenhar a modalidade escolhida. Muitas vezes várias habilidades são utilizadas por mais de um esporte.

 Exemplos: No Basquete: drible, passe, arremesso, rebote, etc;  No Vôlei: saque, recepção, passe, levantamento, etc;  No Futebol: condução de bola, passe, cabeceio, etc;  Nas Lutas: os golpes específicos de cada modalidade.

Independente da criança atingir níveis olímpicos ou apenas gostar de praticar, dela ser titular da sua equipe ou algumas vezes revezar em seu grupo, o fato é que ao se envolver em práticas organizadas o desenvolvimento das Habilidades Específicas sempre acontecerá.

 

Habilidades Específicas são os Fundamentos da Modalidade Esportivo             

3. PILAR COGNITIVO: Memória, Aprendizagem e Tomada de Decisão

  • Neste Pilar estão envolvidos elementos fundamentais para o futuro das crianças:

Sistemas de memória: Aprenda sobre memória de curto, médio e longo prazo;

Aprendizagem e Tomadas de decisão: Habilidades desenvolvidas, reconhecimento do estímulo no ambiente, processamento da informação e geração de respostas mais adequadas;

O bom desenvolvimento dos processos de memória,  aprendizagem e tomadas de decisões serão fundamentais para o desempenho da Tática Individual e Coletiva do Esporte (como a criança reconhece os estímulos do esporte que pratica e responde a ele), podendo ser o fator que leva ou impede a criança de atingir os mais altos níveis de performance.

Os Sistemas de memória e de Aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança
  1. PILAR EMOCIONAL: Gerenciamento e Controle das Emoções

  • Neste Pilar estão incluídas as Habilidades Intra-Pessoais de Desempenho, também conhecidas como Inteligência Emocional. Trata-se da capacidade de gerenciar as emoções de modo a dominar ou eliminar as emoções negativas como ansiedade, medo, nervosismo, raiva, revolta, estresse, ciúme, preguiça, etc, e desenvolver, de forma deliberada, aumento das emoções positivas como otimismo, generosidade, respeito, alegria, coragem, amor ao próximo, etc.

Dessa forma importantes Habilidades serão desenvolvidas: 

  • Empatia;
  • Comunicação não verbal;
  • Resiliência (capacidade de se recuperar rapidamente após uma situação difícil, reduzindo rapidamente o stress em situações variadas);
  • Coragem;
  • Paciência;
  • Persistência;
  • Treinabilidade (uma das habilidades mais importantes para o alto desempenho, que é a disposição e abertura para aprender e se desenvolver constantemente);
  • Tolerância;
  • Auto-controle (capacidade de reconhecer as emoções e não se sobrecarregar com elas),
  • Positividade (capacidade de resolver conflitos de forma confiante e positiva);
  • Conexão (capacidade de se conectar emocionalmente com os outros através de comunicação não-verbal).

Nenhum de nós tem dúvidas de que todas essas habilidades serão essenciais para a vida toda de um indivíduo. Então por que será que poucas pessoas avaliam o desenvolvimento das crianças quanto a esses indicadores?

As Habilidades Intra-Pessoais podem definir o nível de sucesso de uma pessoa
  1. PILAR SOCIAL: Gerenciamento das  Habilidades Inter-Pessoais (Sociais)

Segundo o pesquisador Vicente Caballo, as habilidades sociais são as capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais. As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação às atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

Essas habilidades podem ser divididas em seis categorias e treinadas, através do esporte,  em busca de um comportamento mais assertivo:

  1. Civilidade (interações comportamentais, fair play, capacidade de agradecer e solicitar favor);
  2. Comunicação: como iniciar e manter uma conversa, formular e responder perguntas, saber elogiar e receber feedbacks dos outros
  3. Enfrentamentos: saber se posicionar, lidar com concordâncias, discordâncias, manifestar opiniões, reconhecer erros, pedir desculpas e expressar sentimentos
  4. Empáticas: identificar-se com o outro e saber colocar-se sob a perspectiva de terceiros, ser altruísta (oposto de egoista)
  5. Trabalho: liderança, saber coordenar ações e trabalhos em grupos, mediar conflitos, falar em público, saber reconhecer sua importância e contribuição com o grupo quando liderado
  6. Positividade: saber fazer amigos, ser solidário e cultivar ações e sentimentos positivos
As Habilidades Inter-Pessoais promovem conexão, sentido e contribuição ao mundo que a criança vive

 

E ENTÃO, QUE TIPO DE ADULTO VOCÊ DESEJA QUE SUA CRIANÇA SE TORNE ? LEMBRE-SE QUE SUA EDUCAÇÃO DIRECIONA O FUTURO DELES!

Após compreender a verdadeira  dimensão da contribuição esportiva  na vida da criança, dentro e fora das competições, fica claro percebermos o quanto ainda sofremos a influência cultural, não é verdade?

Valorizamos questões menos relevantes para o futuro dos nossos jovens atletas,  ficando presos ao limitado conceito de vitória e derrota, serem artilheiros ou cestinhas, e a quantidade de medalhas, pódiuns ou troféus…

Chegou a hora de mudarmos esse jogo!!!!

Se você deseja ter participação decisiva e positiva na formação da sua criança, responda de forma periódica e com clareza:

  1. Que tipo de saúde espero que meu jovem esportista tenha? Como posso contribuir, de forma decisiva, para o desenvolvimentos das suas habilidades básicas e para a qualidade do seu sono, da sua alimentação e da sua rotina de treinamentos?
  2. Que tipo de esporte desejo que minha criança pratique? Como posso escolher o melhor Programa Esportivo Organizado que atenda a minha expectativa e da minha criança? Como posso contribuir para que ele desenvolva as Habilidades Técnicas da Modalidade?
  3. Como posso ajudar a desenvolver sua aprendizagem, aumentar sua memória e ajudá-lo a tomar decisões inteligentes, contribuindo para o desenvolvimento das suas Habilidades Cognitivas?
  4. Que tipo de emoções gostaria que minha criança experimentasse com frequência? Como posso contribuir para que ela tenha mais resiliência, auto-controle, maior treinabilidade e disciplina? Como posso contribuir para fortalecer suas Habilidades Intra Pessoais (emocionais)? 
  5. Como posso potencializar as Habilidades Sociais da minha criança utilizando  o Esporte como uma poderosa ferramenta para esse processo?
Algumas Habilidades Intra e Inter Pessoais (emocionais e sociais) importantes

As Habilidades Técnicas da Modalidade da sua criança só serão importantes enquanto ela praticar e participar de competições e eventos. 

Se em algum momento, ou futuramente na vida adulta, a criança não estiver mais participando de competições, todos os pilares continuarão com suas lições altamente presentes.

Mas você não deve estar acostumado a ver muita gente fazendo arremessos no meio do trânsito, chutando bola dentro de uma reunião no escritório ou realizando um salto duplo carpado dentro do shopping, não é mesmo? 

Então lembre-se que o Pilar Técnico, que tanto nos preocupa no dia a dia, será o menos relevante a longo prazo na vida da sua criança… enquanto todas as habilidades desenvolvidas nos outros 4 Pilares serão muito úteis e continuarão se desenvolvendo  em inúmeras e sucessivas situações.

Não se incomode tanto em descobrir se seu filho “leva jeito” para a modalidade que ele escolheu, ou se ele será o novo talento nacional logo nos primeiros dias de treino. 

Os benefícios permanentes, a transformação através da experiência esportiva e as lições aprendidas ao longo do tempo valerão muito mais a pena do que qualquer título, medalha ou troféu que eles possam vir a conquistar.

Quando estiver nas competições pergunte-se: 

“Como posso me tornar mais consciente do que desejo para minha criança e como posso ajudá-la nesse momento para que atinga seu mais alto grau de desenvolvimento?”

O primeiro passo, sem dúvida, é a clareza…

Construir uma experiência positiva e duradoura é a chave para o sucesso e felicidade da sua criança

CONCLUINDO:

Espero que você tenha conseguido ter uma ideia mais completa e inspiradora do que o Esporte pode fazer e do que você deseja para sua criança.

Agora é hora de traçar um plano e aprender como você pode ajudar  em cada um dos pontos dentro dos 5 Pilares.

A tarefa exige dedicação, estudos, planejamento, acompanhamento e participação constantes. 

Não… não basta se limitar em torcer muito e ser o grande fã do seu filho. 

Essa é, sim, uma tarefa importante, mas a sua responsabilidade é muito, muito maior!!!

Quando as crianças conseguem o apoio que realmente precisam, com amor, encorajamento, amizade e liberdade, elas finalmente conseguem desenvolver muito mais que uma experiência isolada. Elas se preparam de forma positiva e permanente, para uma EXPERIÊNCIA DE VIDA DE GRANDE SUCESSO E DE ALTO DESEMPENHO.

E quando isso acontece não são só eles que ganham… todos nós, familiares, professores e treinadores, saímos vencedores!!

No próximo artigo vamos descobrir porque as crianças se motivam e porque abandonam a prática esportiva organizada, e qual seu importante e decisivo papel nesse cenário!!!

E então, o que achou?

Qual sua opinião sobre os 5 Pilares e qual deles você considera o mais importante para seus filhos?

Espero seu comentário para seguirmos trocando opiniões, percepções e experiências.

E, claro,  conto com sua leitura no próximo artigo.

Agora é com você ! Excelentes Reflexões !

Meu mais forte abraço,

Alê Minati 

 

Leituras Recomendadas:

Artigo: A Tirania do Agora – Alê Minati – Supercoordenados 

Livro: Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais – Vicente E. Caballo

Palestra: Como ter Mentalidade de Atleta Campeão, mesmo para quem não é esportista – Alê Minati (Contato para uma das palestras com a Alê: 11-95074-0607)

Site: National Alliance for Youth Sports (www.nays.org)

An enormous head begin on this yr’s taxes Import United States turbotax software shop:https://www.turbotax-shop.com prior-year knowledge from TurboTax and different major manufacturers of tax software. Pay for TurboTax out of your federal refund: A $ Refund Processing Service payment applies to this cost technique. TurboTax specialists https://www.turbotax-shop.com/ can be found to offer common customer assist and support using the TurboTax product. Once you’ve got accomplished your federal tax return, we’ll routinely switch your data and give you the choice of finishing your state taxes utilizing TurboTax.
Begin TurboTax 2018 Shop now and prepare your tax return for FREE. Our calculations are one hundred% accurate, assured Plus, TurboTax is up-to-date with the newest tax laws, so that you can be assured your taxes might be carried out proper. Pays for itself (TurboTax Self-Employed): Estimates based mostly on deductible enterprise expenses calculated on the self-employment tax earnings charge (15.3%) for tax yr 2018.
This profit is accessible with TurboTax Federal merchandise except TurboTax Business. We automatically switch TurboTax Home & Business 2018 your data to TurboTax State. TurboTax works arduous to safeguard your information so you’ll be able to file your taxes confidently. Quicken and QuickBooks import not accessible with TurboTax put in on a Mac. TurboTax State coaches you step-by-step to help you get Download TurboTax Home & Business 2018 your taxes achieved proper.
Security is constructed into everything we do. TurboTax works laborious to safeguard your data so you’ll be able to file your taxes confidently. Now, with TurboTax Reside, get a evaluation of your return with an TurboTax Premier 2018 experienced CPA or EA live on display for whole peace of mind. About our TurboTax Product Experts: Customer support and product help differ by time of year.
Most Well-liked: TurboTax Deluxe is our hottest product among TurboTax On-line users with more complicated tax situations. Automatic Transfer of Your Federal Data — Your federal info robotically transfers into Download TurboTax Premier 2018 TurboTax State, so you do not have to type it twice. Refund Monitor — TurboTax State dynamically displays your tax financial savings to indicate how every deduction affects your refund.
Conveniently deduct the price of TurboTax PLUS out of your federal tax refund earlier than it is deposited into your bank account for no additional charge. If you do not want to make use of a bank card, merely subtract any TurboTax TurboTax Deluxe 2018 preparation charges from your federal tax refund and have the remaining balance deposited directly into your bank account. TurboTax Help and Assist: Entry to a TurboTax specialist is included with TurboTax Deluxe, Premier, Self-Employed and TurboTax Reside; not included with Free Version (however is on the market as an improve).


Ale Minati
Ale Minati

Professora de Educação Física, Treinadora de Basquete Feminino de Base, Especialista em Treinamento com Criança e Adolescente, Mestre em Fisiologia do Exercício pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, Palestrante e Criadora do Projeto Supercoordenados

Leave a Reply

Your email address will not be published.